segunda-feira, julho 15

Autoridades equatorianas alertam sobre atividade do vulcão Tungurahua, e centenas evacuam o local

Foi dado o alerta laranja, que indica que no prazo de dias ou semanas o vulcão deve entrar em erupção

fonte:Notícia R7
O vulcão já registrou diversos episódios considerados preocupantes, por exemplo, em agosto de 2012 AP Photo/Dolores Ochoa
 Autoridades equatorianas declararam alerta laranja na região do vulcão Tungurahua, que registrou um aumento em sua atividade, fazendo com que centenas de habitantes evacuassem o local, informou a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos.

O alerta laranja está abaixo apenas do alerta vermelho e implica que, no prazo de dias ou semanas, o vulcão deve entrar em erupção.

A medida busca proteger a integridade física dos moradores da região, considerada de alto risco. A decisão implica que comissões de operações de emergência se mantenham alertas.

Obama pede calma após absolvição de vigilante acusado de matar adolescente negro

Putin diz ver sinais de que Snowden vai parar atividades contra os EUA

O Instituto Geofísico da Escola Politécnica do Equador divulgou que o vulcão registrou, neste final de semana, uma forte explosão com emissão de cinzas e chegou a expelir substâncias incandescentes.

Ainda de acordo com a instituição, um barulho "associado com a explosão inicial foi escutado em cidades distantes", como Guayaquil, e a coluna de fumaça emitida pelo vulcão pode ser vista na capital equatoriana, Quito, que fica cerca de 140 Km do local.

O vulcão entrou em processo de erupção em 1999 e já registrou diversos episódios considerados preocupantes desde então, em agosto de 2006, maio de 2008 e agosto de 2012. Em dezembro deste mesmo ano, o alerta subiu de amarelo para laranja, mas após três meses a atividade do Tungurahua registrou uma diminuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário