quinta-feira, setembro 5

Eólica: Rio Grande do Norte receberá R$ 521 milhões em obras de linhas de transmissão

http://blogdoeuripedesdias.blogspot.com.br/
O Rio Grande do Norte receberá R$ 521 milhões em obras de linhas de transmissão que garantirão sem atrasos o escoamento da energia gerada nos parques eólicos. A notícia foi anunciada pelo secretário de planejamento do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, durante reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho.

Os valores serão licitados no leilão que o Governo Federal vai fazer no primeiro trimestre do próximo ano e contemplará linhas de transmissão de 500kV (quilovolts) para integrar a rede básica. As novas linhas interligarão Quixadá (Ceará) – Açú – João Câmara – Ceará Mirim e garantirão o crescimento sem sobressaltos do setor de energia renovável no estado.

O trabalho do Governo do RN - via Secretaria do Desenvolvimento Econômico - tem sido para garantir junto aos órgãos federais a construção de novas linhas que vão assegurar a implantação dos projetos eólicos a médio e longo prazo. “O RN tem uma condição privilegiada no setor de energia eólica, mas precisa ter uma infraestrutura de linhas de transmissão que garantam o crescimento do setor em todo o seu potencial. Temos feito durante todo esse ano um trabalho para mostrar ao Governo Federal a importância de construir novas linhas de transmissão e agora conseguimos esse investimento”, destaca Rogério Marinho.

Por Assis Silva

Jornal alemão confirma matéria do ucho.info sobre vínculo da Siemens com o governo do PT

Tiro certeiro – Como já era esperado, o caso “Siemensgate” saiu do noticiário com o fim do vazamento seletivo de documentos, por parte do Cade, para setores da imprensa. Em mais um jogo sórdido, o PT manteve o assunto em pauta até o momento em que as investigações alcançaram o próprio governo federal, que tem a empresa alemã em muitos dos seus projetos.

Quando o caso começou a avançar, com petistas fazendo acusações contra o governo paulista, há anos nas mãos do PSDB, o ucho.info afirmou que o assunto cessaria no momento em que se aproximasse dos negócios da Siemens com a Copa do Mundo de 2014. Diante da necessidade de se manter um padrão de segurança nos estádios da Copa, o governo, por meio do Ministério da Justiça, encontrou na Siemens a empresa capaz de fazer a integração de todos os sistemas dedicados ao tema.

A exemplo do que sempre acontece, o Palácio do Planalto, que diariamente acompanha o nosso conteúdo jornalístico, não contestou a matéria, até porque não dá para negar o inegável. Para que o assunto saísse do foco, a presidente Dilma Rousseff despachou o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, para os Estados Unidos. Fazendo o papel de segundo chanceler genérico – o primeiro é o trotskista Marco Aurélio Garcia, Cardozo foi a Washington em busca de solução para as primeiras denúncias sobre espionagem realizada pela National Security Agency (NSA).

Com José Eduardo Cardozo fora da cena política, o caso da Siemens foi minguando no noticiário, mas um jornal alemão confirmou a nossa informação. De acordo com o Süddeutsche Zeitung, as irregularidades em negócios praticados pela Siemens no Brasil foram denunciadas à matriz em 2008, ou seja, depois da promessa de mudança por parte da diretoria da empresa e bem antes da denúncia às autoridades antitrustes brasileiras. O jornal da Bavária sugere que a multinacional não investigou os fatos à época para não ficar em desvantagem na disputa por contratos relacionados à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.

Resumindo, o telhado de vidro do PT no caso Siemens é enorme, além de ter sido proposital o vazamento de documentos relacionados à investigação de suposto cartel, liderado pela empresa alemã, para fornecimento de material metroferroviário aos governos de São Paulo e do Distrito Federal. O presidente do Cade, Vinícius Duarte de Carvalho – sobrinho de Gilberto Carvalho – nega o fato, mas o avanço do tempo e o recuo do PT têm provado o contrário.

http://ucho.info/jornal-alemao-confirma-materia-do-ucho-info-sobre-vinculo-da-alema-siemens-com-o-governo-do-pt

Prefeitos do RN convocados para encontro com Dilma Roussef

http://blogdobg.com.br/

Foto: Gl, Roberto Stuckert Filho/PR
Prefeitos dos 36 municípios do Rio Grande do Norte selecionados para participar do Programa Água para Todos, do Governo Federal, estão sendo convocados para um encontro com a presidenta Dilma Roussef. O encontro está marcado para 15 horas da próxima terça-feira, 10 de setembro, no Palácio do Planalto.

No encontro, do qual participarão os 300 municípios nordestinos e do norte de Minas Gerais selecionados para participar do programa, serão assinados os termos de convênio para implantação de sistemas simplificados de abastecimento d’água.

No Rio Grande do Norte, as 36 cidades selecionadas conforme critérios sugeridos pela Federação dos Municípios (Femurn), e aprovados pelo comitê gestor do Água para Todos no Estado, receberão cerca de 13,4 milhões de reais para implantar 126 sistemas.

Os prefeitos receberam nesta quinta-feira uma mensagem da Femurn convocando para o encontro em Brasília. Eles terão que levar a Brasília o kit prefeito, um conjunto de documentos que inclui até o termo de posse no cargo.

Em caso de não comparecimento do prefeito, o município poderá ser excluído do programa.
Estão convocados os prefeitos dos seguintes municípios: Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cruzeta, Currais Novos, Fernando Pedrosa, Galinhos, Guamaré, Ipanguassu, Japi, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Lagoa  de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Ouro Branco, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Tomé, São Vicente, Senador Eloy de Souza, Sítio Novo e Tangará.

Fonte: Femurn

Turismo em Lajes isto é uma piada

Fonte: Blog chico Ivo http://chicoivo10.blogspot.com.br/

Secretario César Militão, os jovens de Lajes, pedem pra você mostrar, quais são os pontos turísticos que existem em nossa cidade, se o nosso município, tiver de viver de arrecadação de receber visitas de turistas, nós estamos reados.

Secretario César, turismo em nossa cidade não existe, já no setor mineral, nosso município é riquíssimo, mais você não entende nada neste setor. César Militão seu lugar é na agricultura ou na ação social, essas áreas você entende, e tinha como mostrar seu trabalho.

Francisco Leocádio Carneiro da Cunha

Genoino pede aposentadoria por invalidez na Câmara



http://veja.abril.com.br/
  Ex-presidente do PT assumiu o cargo após ser condenado no julgamento do mensalão; aposentadoria garante salário de deputado para toda a vida

Condenado no julgamento do mensalão, o deputado federal José Genoino (PT-SP) entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara nesta quarta-feira. Segundo a diretoria-geral da Casa, o processo será encaminhado ao departamento médico, que vai avaliar os exames apresentados e se há necessidade de novos documentos para comprovar a doença.

Depois da avaliação do departamento médico, o pedido é encaminhado à diretoria-geral e, em seguida, à presidência da Câmara. Não há prazo para a concessão da aposentadoria.

Genoino deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 24 de julho, com dores no peito. Ele foi submetido a uma cirurgia para reparar um rompimento na parede interna da artéria aorta. O deputado permaneceu internado por 27 dias e chegou a ter uma isquemia cerebral leve, que foi revertida pelos médicos.

Presidente o PT na época do escândalo da compra de votos de parlamentares no governo Luiz Inácio Lula da Silva, Genoino assumiu o cargo de deputado após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 6 anos e 11 meses de prisão pelo crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Ele assumiu a vaga no lugar de Carlinhos Almeida, de quem era suplente, e que deixou o cargo para assumir a prefeitura de São José dos Campos (SP).

Nesta quinta-feira, o STF deve concluir se aceita ou não os chamados embargos infringentes – espécie de recurso que pode garantir aos mensaleiros condenados um novo julgamento.

Salário garantido – O pedido de aposentaria por invalidez às vésperas do final do julgamento do mensalão garante um futuro tranquilo a Genoino. Caso a Câmara siga a orientação do STF, os deputados condenados – além de Genoino, João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) –, terão o mandato cassado e, consequentemente, o corte da remuneração.

Caso o pedido de aposentadoria seja aceito, Genoino se livra da punição e tem garantido até o fim da vida o salário atual, de 27 723 reais. O parlamentar já havia afirmado a interlocutores a intenção de passar a dar palestras e escrever um livro quando se afastasse da Câmara – forma alternativa para garantir alguma remuneração.

Defensoria Pública do RN vai investigar falta de estrutura e descaso no Hospital João Machado

http://jornaldehoje.com.br/


Foi publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4), uma portaria da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte que anuncia a investigação das condições no maior centro de saúde psiquiátrica do Estado, o Hospital Colônia Doutor João Machado.




Segundo as denúncias recebidas pelos defensores públicos, o tratamento dispensado aos internos é absolutamente precário, devido à falta de estrutura apresentada pelo centro clínico. Não bastassem as dificuldades enfrentadas naturalmente no local, uma decisão judicial força o hospital a receber – mesmo sem espaço – pacientes que deveriam estar no (também lotado) Hospital de Custódia de Natal, ou seja, criminosos com mandados de prisão e que apresentam distúrbios neurológicos.

A situação encontrada pela equipe d’O Jornal de Hoje foi alarmante, com pacientes esperando atendimento em colchões no chão, por falta de leitos disponíveis. Segundo o diretor técnico do hospital, Jair Farias, a situação do João Machado não é diferente das outras unidades de saúde do Estado. “O grande problema é que recebemos demandas aqui que, na realidade, deveriam ser atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios da prefeitura. Muitas vezes chegam pacientes em situação relativamente simples de ser tratada, mas a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não está funcionando a contento, então sobra para nós. É humanamente impossível que consigamos dar conta de toda a demanda gerada no Rio Grande do Norte sem o apoio das prefeituras”, defende-se Farias.

“Para piorar a nossa situação, existe uma corrente muito forte dentro do Ministério da Saúde que é contra a manutenção de atendimento psiquiátrico nos centros de saúde, sob alegação de que os transtornos psicóticos podem ser tratados em casa. Eles estão tentando literalmente asfixiar o setor com medidas absurdas, que envolvem até mesmo diferenças de pagamento entre um mesmo procedimento feito em um centro clínico e um hospital psiquiátrico. É lamentável”, pontua o diretor.

A situação, que já não era animadora, tende a se agravar ainda mais, com o pedido de exoneração da diretora médica da instituição, Regina Miranda. As razões para a solicitação, conta ela, foram estritamente pessoais. “Não tem a ver com a situação estrutural do João Machado. As coisas aqui estão complicadas, mas funcionam. Saio por questões particulares”, afirma. De acordo com o que funcionários comentam pelos corredores do hospital, as mudanças não devem parar por aí; mais baixas podem ser anunciadas nos próximos dias.

O agravante que mais chama a atenção, no problema da falta de estrutura da unidade de saúde, é uma denúncia de um dos psiquiatras responsáveis pelo pronto-socorro, Felipe Teodoro. Ele afirma que o Hospital João Machado foi obrigado por decisão judicial a abrigar detentos com problemas psiquiátricos que deveriam ser encaminhados ao Hospital de Custódia. “Lá também não há vagas, então sobrou para nós. A grande questão é que, aqui, a nossa missão é tratar, não custodiar. Já está faltando espaço para os pacientes convencionais, imagine com essa nova demanda chegando. Projetamos que quase 30 doentes deixem de ser atendidos para que cada custodiado possa ser recebido aqui”, dispara.

No chão do corredor, Lucimar Nascimento sofria com o descaso, enquanto aguardava atendimento para o filho. “Não aguento mais essa situação. Estou aqui há dias, no chão, sem uma escova de dente, sequer. Não tenho mais esperança, agora só entregando a Deus, mesmo”.

Estudantes entregam documento do Passe Livre ao presidente da Câmara de Natal

http://nominuto.com

Abaixo assinado com 8.371 assinaturas pede a aprovação do projeto Passe Livre por regime de urgência.

Os estudantes que integram o movimento "Passe Livre" em Natal entregaram na tarde desta quinta-feira (5) um documento em que pedem urgência na tramitação e votação do projeto na Câmara de Natal. O abaixo assinado foi entregue ao presidente da Câmara, o vereador Albert Dickson (PP).

A movimentação na Câmara Municipal foi feita no mesmo dia em que o prefeito Carlos Eduardo (PDT) foi até a Câmara solicitar apoio dos vereadores para o empréstimo de mais de R$ 100 milhões que serão usados no financiamento da Caixa Econômica aos projetos de mobilidade urbana da cidade.Com palavras de ordem pedindo mais dinheiro para saúde e educação, os estudantes mostraram cartazes que pedem a implantação do "Passe livre". Eles pediram a intermediação dos vereadores na entrega dos documentos.

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) pediu suspensão da audiência enquanto os estudantes entregaram o abaixo assinado com 8.371 assinaturas pedindo a aprovação do projeto passe livre por regime de urgência.

O documento foi entregue por representantes da Assembleia Nacional de Estudantes Livres (Anel).
_________________________________________________________________

Fonte:pagina Facebook Amanda Gurgel

Vereadora Amanda Gurgel (PSTU) faz, neste momento, a defesa do projeto do passe livre para estudantes e desempregados em Natal. Audiência pública sobre o tema ocorre na Câmara Municipal. (assessoria)